domingo, 13 de outubro de 2013

2º dia - Santa Fé até Mendoza

Trajeto percorrido no segundo dia de viagem de Santa Fé até Mendoza.

No dia seguinte acordamos cedo e nos dirigimos ao restaurante do hotel, onde é servido o café da manhã. Quando nos falaram que o café da manhã estava incluso, logo imaginamos o café farto servido nos hotéis brasileiros, quase um almoço. Porém,  para nossa surpresa e decepção o café Argentino era composto apenas por 3 meia lunas (uma espécie de croissant) e café solo ou com leite.

Frustração superada, abastecemos o coche e pegamos a estrada rumo ao oeste, nosso objetivo neste segundo dia de viagem é chegar a região Mendoza famosa por seus vinhos de excelente qualidade. A cidade localiza-se ao pé da imponente cordilheira dos Andes com seus picos eternamente nevados, onde localiza-se  a maior de todas as montanhas das Américas, o sentinela de pedra chamado Monte Aconcágua.

A partir de Santa Fé a estrada encontra-se em bom estado de conservação. Durante a viagem escutava um ruído muito estranho que vinha do lado externo do carro, então fiz um teste. Aumentei a velocidade  e o  ruído também aumentou, da mesma forma, quando diminui a velocidade o ruído também diminuía.

Parei  o carro em um posto de combustível  rezando para que não fosse nada grave, quando chequei o que ocorrera, que tranquilidade! Era apenas uma proteção de plástico que havia quebrado. Provavelmente a quebra tenha ocorrido nas estradas da região de entre rios, que oscilava entre trechos de buracos com asfalto e o famoso rípio (devido as obras na região havia desvios com rípio)  onde em alguns momentos a parte de baixo do carro raspava nas pedras.

Tentei arrancar a peça  mas sem sucesso, um Argentino com sua família observava minhas tentativas frustradas quando então me perguntou:

- ¿Tienes algún problema?

-Si! quebrou una peça de plástico!

-Déjame ver...

Então o homem se abaixou e olhou debaixo do carro, após uma breve checagem respondeu:

-Tengo una solución a su problema.

Então ele foi até o seu carro e buscou sua maleta de ferramentas. De dentro desta, como nos desenhos do gato Félix,  retirou  a solução para todos os meus problemas...uma presilha de plástico que fixou a peça novamente. Isto serviu para quebrar aquele preconceito que os brasileiros tem dos argentinos...os caras são D+ e isto se confirmará nós próximos posts deste blog.
Continuando nossa viagem passando por várias cidadezinhas, todas muito bonitas e bem organizadas, com fazendas a perder de vista estávamos apreensivos por avistar a cordilheira. Qualquer morrinho que aparecia no horizonte eu já clamava: olha a cordilheira! No entanto, quando nos aproximávamos me dava conta de que era apenas uma pequena montanha.
Ao chegarmos a região de MENDOZA (não confundir com a cidade) tivemos que passar por uma barreira, onde fomos questionados de onde vínhamos, para onde iríamos e se transportávamos algum gênero alimentício. O guarda me pediu para abrir o porta malas, onde deu uma breve avaliada liberando-nos logo em seguida. Quando saímos do posto de fiscalização o coche recebeu um banho com uma solução para esterilizá-lo, evitando  que levássemos algum tipo de praga para esta localidade.
Já no final da tarde a cordilheira começou a aparecer, o dia até que estava bonito, mas de uma hora para outra as coisas mudaram... o vento começou a soprar levantando areia que cruzava o asfalto, ai eu pensei: pronto! Só o que me falta uma tempestade de areia! Mas, foram apenas algumas rajadas de vento que em alguns minutos se dissipou tornando ainda mais fantástica a paisagem do lugar.

Enfim chegamos há Mendoza, a cidade possui em torno de 115 mil habitantes e é uma espécie de oásis em meio a uma das regiões mais desérticas  da Argentina. Logo após escolhermos onde ficar saímos para conhecer a noite na aconchegante Cidade.

Ficamos no Nuevo Castillo www.nuevocastillohotel.com


Posts Relacionados

Introdução - http://viajantesautonomos.blogspot.com.br/2013/10/patagonia-de-carro.html
1° Dia -  http://www.viajantesautonomos.blogspot.com.br/2013/10/1-dia-canoas-santa-fe.html
2° Dia - http://www.viajantesautonomos.blogspot.com.br/2013/10/www.nuevocastillohotel.com.html





0 comentários:

Postar um comentário